Edições

Desde a primeira edição do livro, em 1998, já se passaram 26 anos. O livro passou por duas editoras e sofreu profundas modificações até chegar a presente sétima edição.

Comparada com a edição prévia, a presente edição teve as seguintes alterações, todas visando aumentar a legibilidade:

  • O texto foi completamente revisado e atualizado.
  • A distribuição dos temas nos capítulos foi revista, com o intuito de melhor separar os assuntos e tornar o objetivo de cada capítulo mais claramente definido.
  • Os modelos  relacionais são apresentados preferencialmente na forma de esquemas diagramáticos, com o fim de facilitar a visualização das relações entre as tabelas que compõem o modelo.
  • O livro está disponível tanto em uma edição impressa, quanto em uma edição digital econômica como eBook Kindle. A edição digital agora emprega largamente links dentro do texto. Esses links permitem navegar para as seções referenciadas, navegar entre enunciados de exercícios e suas soluções, bem como na- vegar para as referências bibliográficas.
  • Ambas as edições agora empregam cores, o que deve aumentar a legibilidade do texto e dos diagramas.
  • Do ponto de vista do conteúdo, que já está consolidado depois de tantas edições, não houve grandes modificações.

Para o leitor que já possui o livro na quinta ou na sexta edições, provavelmente a compra da presente edição somente fará sentido, se ele quiser tirar proveito dos links do ebook, do uso de cores ou da nova organização dos capítulos, já que o conteúdo da edição atual segue praticamente o mesmo. Entretanto, o leitor que estiver usando o livro nas edições mais antigas (primeira a quarta) notará diferenças bem mais substanciais em relação a atual.

Na Web ainda circula uma cópia de uma versão preliminar do livro, incompleta e com incorreções. A intenção daquela cópia era receber comentários de colegas e não ampla circulação.